O CORVO
Em 1845, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe publica no jornal New York Mirror o poema O Corvo, na descrição da Enciclopédia Britânica "uma evocação melancólica de um amor perdido", um dos poemas mais importante da literatura dos Estados Unidos, traduzido para o português por Fernando Pessoa e Machado de Assis.
PRIMEIRO AUTOMÓVEL
Em 1886, o engenheiro mecânico alemão Karl Benz registra a patente do primeiro automóvel com motor de combustão interna.
Karl funda a Benz & Co. em 1883 para fabricar motores estacionários de combustão interna. O primeiro carro, o Motorwagen, é projetado e construído em 1885, com três rodas. Está hoje num museu em Munique, na Alemanha. A patente só é registrada em 1886.
A empresa fabrica o primeiro carro de quatro rodas em 1893 e o primeiro carro de corrida em 1899. Em 1923, a Benz se funde com a Daimler Motoren Gesellschaft para formar a Daimler-Benz, fabricante dos automóveis Mercedes Benz, uma marca que é sinônimo de lucro.
DR. FANTÁSTICO
Em 1964, entra em cartaz o filme Dr. Fantástico (Dr. Strangelove), do diretor britânico Stanley Kubrick, uma farsa e um clássico sobre a corrida armamentista nuclear da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.
A ideia original é fazer um filme dramático sobre a Guerra Fria baseado no livro Alerta Vermelho, de Peter George, mas Kubrick prefere transformar numa farsa satírica. A cena de um major da Força Aérea cavalgando um míssil nuclear entra para a história do cinema.
O lançamento seria em 22 de novembro de 1963, dia do assassinato do presidente John Kennedy. É adiado para janeiro de 1964. Uma menção a Dallas, onde ocorreu o crime, é substituída por Vegas.
EIXO DO MAL
Em 2002, no seu primeiro Discurso sobre o Estado da União, a prestação de contas anual do presidente ao Congresso dos Estados Unidos, George Walker Bush acusa o Irã, o Iraque e a Coreia do Norte de fazerem parte de um "eixo do mal", preparando a opinião pública norte-americana para a invasão do Iraque um ano depois.
A Coreia do Norte e o Irã aceleraram seus programas de armas nucleares. Para desafiar os EUA ou resistir aos EUA, é preciso ter armas de destruição em massa.Meses depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e do início da guerra contra Al Caeda e o regime dos Talebã, no Afeganistão, Bush, o filho, sugere que esses países estão desenvolvendo armas de destruição em massa que podem cair em poder de extremistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário