terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Grupo de Contato sobre Venezuela se reúne na quinta-feira em Montevidéu

O Grupo de Contato que busca uma saída pacífica para a crise política na Venezuela, formado por quatro países latino-americanos e oito da Europa, fará sua primeira reunião de ministros do Exterior nesta quinta-feira em Montevidéu, noticiou o jornal venezuelano El Carabobeño, da cidade de Valência, no estado de Carabobo.

A iniciativa do México e do Uruguai tem a participação de Bolívia, Equador, Costa Rica, Alemanha, Espanha, França, França, Holanda, Portugal, Reino Unido, Suécia e Itália.

Todos estes países europeus, menos a Itália reconheceram o deputado Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, como presidente interino legítimo da Venezuela. Dos latino-americanos, só o Equador.

Guaidó e 11 dos países do Grupo de Lima, inclusive o Brasil, rejeitam esta proposta de diálogo como uma manobra do ditador Nicolás Maduro para ganhar tempo.

Os europeus a defendem como uma tentativa de "encontrar um caminho entre o querem o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o mandatário da Rússia, Vladimir Putin". Sua proposta alternativa é realizar uma nova eleição presidencial em três meses.

Nenhum comentário: