Os países ocidentais com equipamentos de telecomunicações de empresas da China estão sujeitos a sanções e represálias dos Estados Unidos, advertiu ontem o embaixador americano junto à União Europeia, Gordon Sondland, noticiou a agência Bloomberg.
Os EUA alegam que a tecnologia e os equipamentos de fabricação chinesa possam ser usados para espionagem aliados e assim obter segredos americanos. Washington lançou uma campanha para impedir os aliados de usarem equipamentos de telecomunicações da China, especialmente da empresa Huawei, na instalação da tecnologia de comunicação móvel de quinta geração 5G.
Em novembro, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, foi presa no Canadá a pedido de autoridades americanas, sob a acusação de violar as sanções dos EUA ao Irã. Em janeiro, a Polônia prendeu o diretor de vendas da Huawei no país por suspeita de espionagem. Nesta semana, o serviço de contraespionagem da Noruega acusou a mesma empresa de roubar informações sensíveis.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário