quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Exército da Venezuela fecha passagem para a Colômbia

Com um caminhão-tanque e dois contêineres atravessados, as Forças Armadas da Venezuela fecharam uma ponte na fronteira entre a cidade venezuelana de Urena e a cidade colombiana de Cúcuta, noticiou a Agência France Presse (AFP).

É sinal de que a ditadura de Nicolás Maduro não vai permitir a entrada da ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos e aliados, através da Colômbia.

O regime chavista reforçar  a segurança na fronteira. Isto pode provocar conflitos entre os militares e civis interessados em receber a ajuda internacional, prevista para chegar ainda nesta semana. Se os soldados forem indiferentes ou deixarem passar o comboio com ajuda, será uma uma forte erosão do poder de Maduro.

A cada dia mais isolado internacionalmente, à medida que mais países reconhecem o presidente interino Juan Guaidó, Maduro depende do apoio decisivo da Força Armada Nacional Bolivariana, da Guarda Nacional Bolivariana e das milícias leais ao regime, conhecidas como coletivos. Mas o fiel da balança é o Exército.

Um confronto entre soldados e populares em torno da ajuda humanitária diminuiria o poder de Maduro dentro das Forças Armadas. Sem uma cisão na base militar, o regime chavista não cai.

Nenhum comentário: