terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Índia bombardeia área remota do Paquistão em resposta a terrorismo

A Força Aérea da Índia anunciou hoje ter destruído o maior acampamento do grupo terrorista muçulmano Jaish-e-Mohamed (Exército de Maomé) na região da Caxemira sob controle do Paquistão. 

O governo paquistanês afirmou ter repelido o ataque, uma resposta a um atentado suicida que matou 49 policiais indianos em 14 de fevereiro na Caxemira indiana.

Como os dois países são potências nucleares, qualquer ação militar cria o risco de um conflito muito mais sério. O atentado do dia 14 foi o mais mortífero contra as forças de segurança da Índia em 30 anos de conflito de rebeldes muçulmanos contra o domínio indiano sobre a Caxemira.

Quando os dois países se tornaram independentes do Império Britânico, em agosto de 1947, as províncias de maioria hindu formaram a Índia e onde os muçulmanos eram maioria surgiu o Paquistão. A exceção foi a Caxemira, de maioria muçulmana, onde o marajá Hari Singh optou por aderir à Índia.

Desde então, os dois países travaram três guerras, antes de virarem potências nucleares. O Paquistão reivindica a realização de um plebiscito sob a supervisão das Nações Unidas para que a população local decida seu futuro. A Índia rejeita qualquer interferência externa.

Nenhum comentário: