A Assembleia Nacional da Venezuela, dominada pela oposição, aprovou legislação para facilitar a transição da ditadura de Nicolás Maduro para a democracia, noticiou hoje o jornal El Carabobeño.
A lei prevê a realização de uma eleição presidencial dentro de 12 meses depois da instalação do governo provisório e a substituição dos funcionários públicos responsáveis antes da votação.
A definição de um cronograma claro de transição reforça a legitimidade do governo paralelo da oposição diante do eleitorado. Também visa a afiançar o compromisso do autoproclamado governo interino com a atual Constituição.
Sob pressão das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, do crescente isolamento internacional, do colapso da economia e das manifestações de protesto, será cada vez mais difícil para o ditador Nicolás Maduro se sustentar no poder.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2019
Assembleia Nacional da Venezuela aprova lei para transição democrática
Marcadores:
Assembleia Nacional,
Constituição,
Ditadura,
Eleição presidencial,
Nicolás Maduro,
redemocratização,
Transição para a Democracia,
Venezuela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário