quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Coreia do Norte mantém programa nuclear e dispersa mísseis

A Coreia do Norte mantém integralmente seus programas de mísseis balísticos e armas atômicas. O regime comunista está dispersando as instalações de montagem e teste dos mísseis para evitar que ataques arrasadores dos Estados Unidos aniquilem sua capacidade nuclear, advertiram especialistas das Nações Unidas em relatório enviado ao Conselho de Segurança.

Enquanto o presidente Donald Trump anuncia um segundo encontro de cúpula com o ditador Kim Jong Un no Vietnã em 27 e 28 de fevereiro, o regime stalinista de Pyongyang continua desafiando as sanções impostas pela ONU, violando o embargo à compra de armas e artigos de luxo e as sanções financeiras.

Houve "um aumento maciço em transferências ilegais de navio a navio de produtos como carvão e petróleo"". Mais do que isso, a ditadura norte-coreana usa uma "pirataria cibernética sofisticada" contra vários países para "evadir-se das sanções financeiras".

Depois do primeiro encontro de cúpula, em 12 de junho do ano passado, em Cingapura, Trump e Kim prometeram a "completa desnuclearização da Península Coreana". Mas como admitiram os diretores das agências de inteligência dos EUA no Congresso, não há sinais de que a Coreia do Norte pretenda realmente cumprir a promessa.

As armas nucleares são considerada a última garantia de sobrevivência do regime comunista da dinastia Kim.

Nenhum comentário: