sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Trump nega pedido do Senado para receber relatório sobre Khashoggi

O presidente Donald Trump se nega a enviar ao Senado o relatório dos serviços secretos dos Estados Unidos sobre o envolvimento do príncipe-herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed ben Salman, sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em 2 de outubro, no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

 A Casa Branca está sob pressão do Congresso para tomar medidas mais duras contra a monarquia absolutista saudita depois que investigações da Agência Central de Inteligência (CIA) e das Nações Unidos implicaram o príncipe no homicídio cruel e premeditado.

Khashoggi estava em autoexílio nos EUA, onde colaborava com o jornal The Washington Post. Foi morto e esquartejado por agentes sauditas quando buscava um documento no consulado para se casar.

Em votação recente, faltaram apenas quatro votos para o Senado derrubar um possível veto do presidente a legislação para punir o regime saudita. Se o país for alvo de sanções dos EUA, será um forte abalo na confiança de empresas e investidores estrangeiros para participar no projeto Arábia Saudita 2030, uma iniciativa de MbS para modernizar a economia do país e prepará-lo para a era pós-petróleo.

A Arábia Saudita foi o primeiro país visitado por Trump como presidente dos EUA. É um aliado importante de sua política para isolar o Irã no Oriente Médio. O príncipe aproximou o reino de Israel, outro inimigo do Irã, e prometeu combater o terrorismo dos jihadistas sunitas.

Nenhum comentário: