quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Rússia faz acordo para manter Irã longe de Israel

A Rússia e Israel chegaram a um acordo para manter as forças do Irã que participam da guerra civil da Síria a pelo menos 85 quilômetros da fronteira israelense nas Colinas do Golã, anunciou o enviado especial russo para o conflito, citado pela agência oficial Sputnik. Israel exige uma retirada total.

“Como levamos em consideração as preocupações israelenses, conseguimos uma retirada das unidades iranianas para uma distância mínima de 85 km da fronteira com Israel”, declarou o enviado especial Alexander Lavrentiev. Ele afirmou que a preocupação israelense está diminuindo.

O primeiro-ministro linha-dura Benjamin Netanyahu advertiu repetidas vezes que Israel não vai tolerar o estabelecimento de bases militares permanentes do Irã na Síria. No mês passado, Israel rejeitou uma oferta da Rússia para manter as tropas iranianas a pelo menos 100 quilômetros da fronteira israelense. Exigiu uma retirada total.

Com sua intervenção militar na guerra civil da Síria a partir de 30 de setembro de 2015 para apoiar o ditador amigo Bachar Assad, a Rússia voltou a ser uma grande potência no Oriente Médio e tem um papel central nas negociações para acabar com a guerra civil na Síria, que matou mais de 500 mil pessoas nos últimos sete anos e cinco meses.

Nenhum comentário: