quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Coreia do Norte rejeita cronograma de desnuclearização proposto pelos EUA

A Coreia do Norte rejeitou repetidas vezes propostas do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, para criar um cronograma de desnuclearização. É mais um sinal de que o regime comunista de Pyongyang não mudou sua tática de negociação de avançar e recuar para confundir e ganhar tempo.

Desde o histórico encontro de cúpula do presidente Donald Trump com o ditador Kim Jong Un em 12 de junho em Cingapura, os negociadores dos Estados Unidos e da Coreia do Norte tentam avançar, mas até agora não deram passos concretos para eliminar as armas nucleares da Península Coreana.

O regime stalinista norte-coreano devolveu os restos mortais de soldados americanos mortos na Guerra da Coreia (1950-53) e fez um gesto simbólico, fechando um local de testes nucleares praticamente destruído.

Trump agradeceu ao Camarada Kim Jong Un, mas nas negociações de fundo, os norte-coreanos mantêm a mesma tática de negociação, blefando, recuando abruptamente e rejeitando qualquer proposta da outra parte.

Pela proposta americana, a Coreia do Norte deveria entregar 60% a 70% de seu arsenal aos EUA ou a outros país em seis a oito meses.

A maior parte dos analistas não acredita que a Coreia do Norte esteja mesmo disposta a entregar todas as suas armas atômicas e encerrar seu programa nuclear. Afinal, o regime stalinista investiu nisso durante anos como a última garantia de sobrevivência.

Há duas semanas, com base em imagens de satélites-espiões, os serviços secretos dos EUA advertiram que a Coreia do Norte continua produzindo mísseis balísticos de longo alcance. O movimento de trabalhadores nos institutos de pesquisa e nas centrais nucleares indica que a atividade não diminuiu.

Nenhum comentário: