O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou ontem a intenção de convocar um plebiscito sobre a construção de um novo aeroporto para a capital do país, maior cidade da América, com mais de 21 milhões de habitantes na região metropolitana. Seu resultado será definitivo.
Se o plano atual de construção de um novo aeroporto para a Cidade do México for derrubado na consulta popular, o setor privado mexicano ficará preocupado com a possibilidade de López Obrador criar uma democracia plebiscitária, submetendo outras questões de seu interesse a aprovação pelo voto popular.
A construção do novo aeroporto se arrasta há quatro anos, marcada por aumentos de custos, sobrepreços e denúncias de corrupção. O plebiscito foi uma das promessa da campanha de AMLO, como é mais conhecido.
Eleito em 1º de julho com uma plataforma esquerdista e 53% dos votos, López Obrador toma posse em 1º de dezembro prometendo fazer uma revolução pacífica no México. Terá maioria na Câmara e no Senado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
AMLO promete plebiscito sobre novo aeroporto da Cidade do México
Marcadores:
aeroporto,
AMLO,
Andrés Manuel López Obrador,
Cidade do México,
Democracia Plebiscitária,
Eleição presidencial,
México,
Plebiscito,
Posse
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário