Em retaliação à guerra comercial do governo Donald Trump, o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou hoje um boicote da Turquia a produtos eletroeletrônicos fabricados nos Estados Unidos, informou a agência oficial de notícias Anadolu.
O impacto econômico do boicote deve ser limitado. É um sinal de que o governo turco busca maneiras para responder à duplicação das tarifas de importação sobre aço e alumínio da Turquia. O discurso de Erdogan trata do caso com "guerra econômica".
Trump exige a libertação do pastor protestante Andrew Brunson, preso há quase dois anos na Turquia e não hesitou em usar a economia como arma política num momento de fragilidade da lira turca, com impacto sobre todos os países em desenvolvimento, inclusive a China, a Índia e o Brasil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário