quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Europa quer se livrar da dependência dos EUA

Em resposta ao unilateralismo dos Estados Unidos, a Europa deve reavaliar a parceria transatlântica e  ampliar sua autonomia, afirmou hoje o ministro do Exterior da Alemanha, Heiko Maas, em artigo publicado no jornal econômico alemão Handelsblatt.

Maas, do Partido Social-Democrata (SPD), parceiro menor da coalizão liderada pela chanceler (primeira-ministra) democrata-cristã Angela Merkel, descartou a possibilidade de esperar o fim do governo Donald Trump.

O ministro do Exterior alemão entende que as forças que abriram um fosso entre os EUA e a Europa estavam em movimento antes da eleição presidencial americana de 2016. Chegou então a hora de um novo equilíbrio estratégico.

Como havia antecipado ontem, Maas propôs a criação de um sistema de pagamentos alternativo ao SWIFT, uma empresa com sede em Bruxelas que intermedia transações financeiras internacionais. Assim, a União Europeia (UE) poderia diminuir o impacto das sanções cruzadas que Trump promete impor a empresas que negociarem com o Irã a partir de 7 de novembro.

A independência estratégica incluiria a criação do Fundo Monetário Europeu como alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e uma União Europeia de Segurança e Defesa. Na visão do ministro alemão, os membros europeus da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) “não podem mais confiar nos EUA”.

Nenhum comentário: