A guerra comercial do governo Donald Trump contra o resto do mundo começa a fazer estragos do outro lado do Oceano Atlântico. As encomendas à indústria manufatureira na Alemanha caíram 4% em junho de 2018. Foi a maior baixa em quase um ano e meio.
O declínio foi acentuado pela queda de 5,9% nas encomendas de fora da Zona do Euro. A demanda interna caiu 2,8% e no resto da Eurozona em 2,7%. As encomendas de bens de capital foram especialmente fracas, com queda de 4,7% na Alemanha e de 4,5% na Eurozona.
Os dados mensais podem oscilar, mas uma queda tão forte indica que a guerra de tarifas de Trump está abalando o comércio mundial e o sistema multilateral do comércio..
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário