domingo, 5 de agosto de 2018

Grupo desconhecido reivindica suposto atentado contra Maduro

Através de uma conta no Twitter, um grupo desconhecido que se apresenta como Soldados de Camiseta reivindicou a autoria da Operação Fênix, como chamaram o suposto atentado contra o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Sete policiais da Guarda Nacional foram feridos. O ditador saiu ileso.

“A operação era sobrevoar dois drones com [explosivo] C4 até o objetivo, o palco presidencial. Franco-atiradores da guarda presidencial derrubaram os drones antes de chegar ao objetivo. Demonstramos que são vulneráveis, não conseguimos, mas é uma questão de tempo”, diz um tuíte.

Os Soldados de Camiseta se apresentam como um grupo de “militares e civis patriotas e leais ao povo da Venezuela” e “baseados em argumentos legais e constitucionais”.  São “oficiais, suboficiais e soldados...dispostos a dar suas vidas.”

“Hoje, não pudemos, mas seguiremos em nossa luta porque a Força Armada Nacional Bolivarista (FANB) tem por funções garantir a independência, a soberania da nação, a integridade territorial e a ordem pública”, acrescentou o grupo.

Os supostos rebeldes acusam boa parte dos órgãos do Estado de “ignorar a Constituição”. Falando em nome da FANB, “decidiram empreender uma luta para restabelecer sua efetiva vigência e evitar que seja derrogada por meios distintos dos que ela expressamente consagra”.

A guerra ao madurismo está declarada: “Os objetivos que seguiremos perseguindo são a volta da paz, a democracia, a Constituição, eleições limpas, a prosperidade e o progresso. (...) É contra a honra militar manter no poder aqueles que fizeram da função pública uma maneira obscena de enriquecer e envilecer.”

Depois do incidente, o ditador Maduro denunciou uma “tentativa de assassinato” em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. Sem apresentar qualquer prova, ele acusou a oposição venezuelana e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de participar de uma conspiração, financiada com dinheiro vindo do estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: