segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado na Chechênia

Uma série de quatro ataques coordenados contra a polícia foi realizada hoje em Grozni, a capital da Chechênia, uma república da Federação Russa situada no Norte do Cáucaso. Pelo menos uma pessoa morreu e várias saíram feridas, noticiou o jornal russo The Moscow Times.

Houve poucas ações terroristas na Chechênia no ano passado, mas os alvos e as táticas utilizadas indicam que a região continua sendo alvo de ataques terroristas. O grupo jihadista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos atentados de hoje.

A Chechênia é uma república de maioria muçulmana que se rebelou contra o governo central de Moscou depois do fim da União Soviética, em 1991. A Primeira Guerra da Chechênia durou de dezembro de 1994 a agosto de 1996 e terminou com uma humilhante derrota da Rússia.

Quando o atual ditador russo, Vladimir Putin, chegou ao poder em 1999, como primeiro-ministro do presidente Boris Yeltsin, depois de atentados no vizinho Daguestão, iniciou a Segunda Guerra da Chechênia, que foi de agosto de 1999 a maio de 2000. Terminou com a vitória russa, mas a insurgência armada só acabou em 2009 e há resquícios até hoje.

Nenhum comentário: