terça-feira, 21 de agosto de 2018

"Europa deve criar sistema de pagamentos independente dos EUA"

Para salvar o acordo nuclear com o Irã, a União Europeia deveria criar um sistema de pagamentos alternativo aos Estados Unidos e ao dólar, afirmou hoje o ministro do Exterior da Alemanha, Heiko Mass, noticiou a agência de notícias Reuters.

O papel hegemônico dos EUA no sistema financeiro internacional torna difícil para a UE e o Irã manterem o acordo. Ao criar seu próprio sistema de pagamentos com base no euro, a Europa diminuiria o impacto das sanções unilaterais impostas pelo governo Donald Trump, mas não eliminaria.

Em 8 de maio, Trump retirou os EUA do acordo negociado no governo Barack Obama entre as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia), a Alemanha e o Irã para congelar por pelo menos dez anos o programa nuclear militar iraniano.

A partir de 5 de novembro, os EUA vão aplicar sanções contra o Irã e as empresas que negociarem com a ditadura teocrática iraniana. Quase todas as empresas transnacionais devem optar por fazer negócios em dólar e manter o acesso ao mercado americano.

De qualquer forma, a declaração do ministro do Exterior alemão indica uma preocupação da UE de ter uma alternativa própria diante da imprevisibilidade dos EUA de Trump.

Nenhum comentário: