domingo, 21 de janeiro de 2018

Protesto contra suposta fraude eleitoral tem uma morte em Honduras

Pelo menos uma pessoa morreu, um idoso, e várias outras saíram feridas de manifestações violentas na província de Colón, em Honduras, contra a reeleição supostamente fraudulenta do presidente Juan Orlando Hernández, do conservador Partido Nacional.

Anselo Villareal foi baleado por um tiro disparado pelas forças de segurança durante confronto com manifestantes numa estrada perto de Saba.

Os protestos foram convocados na semana passada pela Aliança de Oposição. Seu candidato à Presidência, Salvador Nasralla, declarou-se vencedor da eleição de 26 de novembro de 2017 e acusa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de colaborar com a "fraude".

Na maioria das manifestações, as forças de segurança usaram gás lacrimogênio para dispersar a multidão.

A Constituição de Honduras não prevê a reeleição. Em 2009, o então presidente José Manuel Zelaya foi derrubado num golpe militar quando tentava obrigar o Exército a realizar um plebiscito sobre a reeleição sem a aprovação do Congresso e da Corte Suprema.

O atual presidente apelou a uma legislação internacional para alegar que tinha o direito de concorrer à reeleição, atropelando a lei hondurenha. Hernández toma posse para um segundo mandato em 27 de janeiro.

Nenhum comentário: