O ditador da Coreia do Norte manteve o desafio à sociedade internacional. Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong Un anunciou ao povo norte-coreano que tem um botão nuclear em sua mesa de trabalho, mas só vai usar se o regime comunista estiver ameaçado.
Este será o ano de produzir armas nucleares e mísseis balísticos em massa, acrescentou. Ao mesmo tempo, pediu diálogo à Coreia do Sul para enfraquecer sua aliança com os Estados Unidos, noticiou o jornal The New York Times.
Para minar a estratégia do presidente Donald Trump de isolar a ditadura stalinista de Pionguiangue, Kim pediu a abertura de diálogo com a Coreia do Norte com urgência, antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em 9 de fevereiro, na Coreia do Sul, e desejou sucesso à Olimpíada de Pyeongchang.
O presidente sul-coreano, Moon Jae In, é um liberal eleito com uma proposta de retomar o diálogo com a Coreia do Norte para resolver pacificamente o conflito. A Coreia do Sul seria o principal alvo de uma retaliação norte-coreana a um possível ataque preventivo dos EUA para tentar destruir as instalações nucleares do Norte.
Até agora, a mídia estatal norte-coreana desprezava Moon com um lacaio dos EUA sem espinha dorsal. A mudança indica uma tentativa de dividir a aliança Washington-Seul.
A China também investe na solução diplomática e considera inaceitável uma guerra em sua fronteira. Votou a favor das últimas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, cortando em 90% as importações de petróleo da Coreia do Norte. Se forem aplicadas com rigor, terão consequências.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
Kim Jong Un tem botão nuclear à mão mas pede diálogo à Coreia do Sul
Marcadores:
Armas nucleares,
botão nuclear,
China,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
Diálogo,
Donald Trump,
Kim Jong Un,
Moon Jae In,
Olimpíada de Pyeongchang,
Sanções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário