terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Kim Jong Un tem botão nuclear à mão mas pede diálogo à Coreia do Sul

O ditador da Coreia do Norte manteve o desafio à sociedade internacional. Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong Un anunciou ao povo norte-coreano que tem um botão nuclear em sua mesa de trabalho, mas só vai usar se o regime comunista estiver ameaçado. 

Este será o ano de produzir armas nucleares e mísseis balísticos em massa, acrescentou. Ao mesmo tempo, pediu diálogo à Coreia do Sul para enfraquecer sua aliança com os Estados Unidos, noticiou o jornal The New York Times.

Para minar a estratégia do presidente Donald Trump de isolar a ditadura stalinista de Pionguiangue, Kim pediu a abertura de diálogo com a Coreia do Norte com urgência, antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em 9 de fevereiro, na Coreia do Sul, e desejou sucesso à Olimpíada de Pyeongchang.

O presidente sul-coreano, Moon Jae In, é um liberal eleito com uma proposta de retomar o diálogo com a Coreia do Norte para resolver pacificamente o conflito. A Coreia do Sul seria o principal alvo de uma retaliação norte-coreana a um possível ataque preventivo dos EUA para tentar destruir as instalações nucleares do Norte.

Até agora, a mídia estatal norte-coreana desprezava Moon com um lacaio dos EUA sem espinha dorsal. A mudança indica uma tentativa de dividir a aliança Washington-Seul.

A China também investe na solução diplomática e considera inaceitável uma guerra em sua fronteira. Votou a favor das últimas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, cortando em 90% as importações de petróleo da Coreia do Norte. Se forem aplicadas com rigor, terão consequências.

Nenhum comentário: