Um programa de exercícios de aquecimento desenvolvido especialmente para crianças conseguiu reduzir à metade o número de lesões em jogos de futebol, anunciaram cientistas do esporte da Universidade da Basileia, na Suíça, na revista acadêmica Sports Medicine. Participaram da pesquisa 243 clubes de quatro países europeus, num total de 3,895 crianças.
As lesões de crianças no futebol são diferentes das de jovens e adultos. "Por exemplo, uma criança corre mais risco de quebra de ossos e lesões na parte superior do corpo", observou o Dr. Oliver Faude, da Universidade da Basileia.
O programa inclui sete exercícios a serem feitos em 20 minutos antes do início do treino, com base no acompanhamento de jogadores de 7 a 13 anos da Alemanha, Holanda, República Tcheca e da Suíça.
Quem fez o aquecimento correto teve 48% menos lesões do que quem não faz e o índice de lesões graves caiu em 74%. O estudo foi financiado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associativo).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário