terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Militares das duas Coreias vão discutir relaxamento de tensões

No fim da primeira reunião em dois anos, a Coreia do Norte confirmou sua participação nos Jogos de Inverno, a serem realizados em Pyeongchang, na Coreia do Sul, de 9 a 24 de fevereiro e 8 a 18 de março de 2018. Os dois concordaram em realizar negociações diretas para diminuir a tensão na Península, anunciou um comunicado conjunto.

Ao excluir os Estados Unidos, o encontro é uma vitória do ditador norte-coreano, Kim Jong Un, interessado em afastar Seul de Washington. O presidente sul-coreano, Moon Jae In, eleito no ano passado com a promessa de retomar o diálogo com o Norte, foi atropelado pelos testes nucleares e de mísseis de Kim e pelo discurso agressivo do presidente Donald Trump.

O esporte e a diplomacia têm uma longa relação de cumplicidade. Em abril de 1971, em plena Guerra Fria, uma delegação de tênis de mesa dos EUA foi à China a convite do ditador Mao Tsé-tung. Foi a abertura de um diálogo que abriria o caminho para as visitas do então assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Henry Kissinger, em 1971, e do presidente Richard Nixon, em 1972.

Nenhum comentário: