terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Atentado duplo com carros-bomba mata 22 pessoas na Líbia

Dois carros-bomba explodiram hoje perto de uma mesquita em Bengázi, a segunda maior cidade da Líbia. Pelo menos 22 pessoas morreram e dezenas saíram feridas, noticiou a televisão pública britânica BBC.

A Líbia vive num estado de guerra civil e anarquia desde a queda e morte do ditador Muamar Kadafi, em 2011. O país nunca mais teve um governo central. Três governos disputam o poder, cada um com suas próprias milícias para garantir seu naco de poder.

No meio do conflito, sofre a indústria do petróleo líbio, disputada pelos três grupos rivais por ser a maior fonte de riqueza do país. Com o colapso do Estado, o clima de anarquia permitiu a infiltração da organização terrorista Estado Islâmico, quando começou a perder as guerras no Iraque e na Síria.

O Estado Islâmico degolou cristãos egípcios e dominou Sirte, a cidade natal de Kadafi. Foi derrotado. Mas é nesses países onde o Estado entrou em colapso que proliferam grupos terroristas, Líbano, Afeganistão, Somália, Iraque e Síria.

Em 11 de setembro de 2012, milicianos jihadistas do grupo Ansar al Charia atacaram o Consulado Americano em Bengázi e mataram quatro americanos, inclusive o embaixador John Christopher Stevens. O caso foi explorado pelo Partido Republicano para atacar o presidente Barack Obama e a então secretária de Estado, Hillary Clinton.

Nenhum comentário: