quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Índia teste míssil balístico intercontinental capaz de atingir toda a China

A Índia testou hoje um míssil balístico de longa distância capaz de carregar armas nucleares e de atingir quase todo o território da China, uma rival histórica. Passa a fazer parte do pequeno grupo de países com mísseis intercontinentais, noticiou o jornal The New York Times.

O míssil Agni-5 foi lançado da ilha de Abdul Kalam, no estado de Odisha, no Leste da Índia e voou 4,8 mil quilômetros em 19 minutos. O Ministério da Defesa da Índia declarou que o teste foi um sucesso.

Há cinco meses, a disputa de uma faixa de terra na Cordilheira do Himalaia gerou tensão entre os dois países. As Forças Armadas dos dois lados ficaram de prontidão durante dois meses, no pior incidente de fronteira entre China e Índia em 30 anos.

"Se houve hostilidades, se houver um contencioso entre os dois países, a Índia tem algo capaz de deter a China ou ao menos fazer a Índia pensar duas vezes", declarou em Nova Déli Nitin Gokhale, um analista de segurança nacional independente.

Com pouco menos de 17 metros de comprimento, o Agni-5 pode atingir alvos a até 5 mil km de distância com uma carga explosiva de até 1,5 tonelada, suficiente para transportar uma ogiva nuclear.

Nenhum comentário: