sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Coreia do Norte aceita convite para diálogo com Coreia do Sul

Por fax, a Coreia do Norte aceitou o convite para uma reunião com a Coreia do Sul na próxima terça-feira para acertar a participação norte-coreana na Olimpíada e na Paraolimpíada de Inverno de Pyeongchang, que serão realizadas de 9 a 24 de fevereiro e 8 a 18 de março, no Sul.

A inesperada proposta de diálogo foi feita pelo ditador norte-coreano Kim Jong Un em sua mensagem de Ano Novo. Será o primeiro contato direto entre as duas Coreias em dois anos.

O diálogo está sendo visto como uma jogada de Kim para dividir a aliança entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Ao presidente Donald Trump, Kim avisou que tem um botão nuclear sobre a mesa. Ao presidente Moon Jae In, é uma chance de cumprir a promessa de campanha de buscar a paz através do diálogo com o Norte.

Durante os Jogos de Inverno, os EUA e a Coreia do Sul não vão realizar as manobras militares conjuntas que fazem todos os anos no fim do inverno do Hemisfério Norte. É uma demonstração de força interpretada pela Coreia do Norte como um treinamento para invadir o país.

Em Washington, a Casa Branca aceitou o diálogo, apesar da exclusão dos EUA, mas reafirmou a determinação de manter as sanções econômicas e a política de isolamento da Coreia do Norte para pressionar o país a abrir mão de suas armas nucleares.

Nenhum comentário: