sábado, 20 de janeiro de 2018

Ditador da Guiné Equatorial anuncia prisão de 20 oposicionistas

Pelo menos 20 opositores da ditadura de Teodoro Obiang na Guiné Equatorial foram presos durante a semana. Desde as eleições de 12 de novembro de 2017, em que o governo conquistou 99 das 100 cadeiras no Parlamento, mais de 200 militantes do principal partido de oposição foram presos, noticiou a Agência France Presse (AFP).

Na segunda-feira passada, os Cidadãos para a Inovação (CI) anunciaram a morte do dissidente Santiago Ebee Ela, preso em 2 de janeiro, depois de ter sido torturado na sede central da Polícia de Malabo.

Teodoro Obiang, no poder desde 1979, financiou com R$ 10 milhões o carnaval da escola de samba Beija-Flor em 2015. Seu filho Teodorin Obiang alugou sete suítes do Hotel Copacabana Palace para hospedar sua gangue.

Obiang, o oitavo governante mas rico do mundo é um dos ditadores africanos amigos do ex-presidente Lula, que foi a Malabo em 13 de março de 2013 em jato fretado pela construtora Odebrecht, como ex-presidente, depois de ter se encontrado com Obiang quando era presidente, em 2010. Na época, os dois países divulgaram nota conjunta comprometendo-se com "o respeito à democracia e aos direitos humanos".

Esses contatos com ditadores odiosos que massacram seus povos foram uma marca da política externa descrita com "ativa, altiva e soberana" pelo embaixador Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores no governo Lula.

Nenhum comentário: