domingo, 14 de janeiro de 2018

Israel destrói túnel do Hamas ligando Faixa de Gaza ao Egito

A Força Aérea de Israel bombardeou e destruiu totalmente na madrugada de hoje um túnel subterrâneo de 180 metros construído pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) para permitir a passagem de armas e guerrilheiros entre a Faixa de Gaza e o Egito, confirmou hoje um porta-voz militar israelense.

"Esta é uma violação flagrante da soberania de Israel, uma ameaça aos cidadãos de Israel e uma sabotagem dos esforços humanitários que Israel está fazendo pelos cidadãos de Gaza", declararam em nota as Forças de Defesa de Israel. "A organização terrorista Hamas é responsável por tudo o que entra e sai da Faixa de Gaza."

O Hamas alegou que o túnel serviria para contrabandear mercadorias e assim furar o bloqueio israelense ao território palestino. Israel afirmou que o verdadeiro objetivo era infiltrar armas e terroristas para atacar alvos israelenses.

Foi o quarto túnel do Hamas destruído desde outubro de 2017. Este passava por baixo do posto de fronteira de Kerem Shalom e de alvos estratégicos como um gasoduto. No sábado à noite, Israel fechou o posto de Kerem Shalom.

"Realizamos uma ação profissional e precisa", comentou o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman. "A destruição da rede de túneis do terror é um componente essencial da nossa política de degradar sistematicamente as capacidades estratégicas do Hamas."

Com a presença cada vez mais notória do grupo jihadista Estado Islâmico na Península do Sinai, Israel teme um ataque da organização terrorista pelo Sul e de milícias ligadas ao Irã que lutaram ao lado da ditadura de Bachar Assad na guerra civil da Síria pelo norte.

Nenhum comentário: