Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 100 saíram feridas de duas explosões de carros-bomba hoje diante prefeitura e dos correios da cidade de Reyhanli, na Turquia, próxima da fronteira com a Síria, informou o ministro do Interior turco, Muammer Guler.
O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan comentou que os ataques podem estar ligados às negociações de paz com o curdos na Turquia, enquanto o ministro do Exterior, Ahmet Davutoglu, declarou que os atentados terroristas foram uma "provocação" e prometeu tomar "medidas adequadas".
Uma terceira explosão atingiu a cidade mais tarde, Não há informações sobre feridos. O Exército da Turquia reforçou a segurança na fronteira com a Síria.
Como a Turquia apoia os rebeldes na guerra civil da Síria e já recebeu mais de 1 milhão de refugiados sírios, a possibilidade de que o ataque tenha relação com este conflito não foi afastada.
Mais tarde, o governo turco atribuiu o atentado aos serviços secretos sírios.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário