A Frente Nacional, no poder há 56 anos, ganhou hoje as eleições parlamentares na Malásia. Com quase todas as urnas apuradas, a coalizão governista do primeiro-ministro Najib Razak terá pelo menos 133 deputados contra 88 da aliança oposicionista liderada pelo ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim no Parlamento, de 222 cadeiras.
Foi a eleição mais disputada desde a independência da Federação Malaia do Império Britânico, em 1957. A Malásia foi criada em 1963, quando Sabah, Sarawak e Cingapura aderiram. Anwar Ibrahim ainda não reconheceu a derrota.
Sob a liderança do primeiro-ministro Mahathir Mohamed (1981-2003), de quem Anwar foi vice, a Malásia cresceu rapidamente e se tornou um dos tigres do Sudeste Asiático. Na crise econômica asiática, seguiu o conselho do economista americano Paul Krugman e impôs controle à entrada e saída de capital do país.
Com produto interno bruto de US$ 360 bilhões, é o 29º país mais rico do mundo e o 57% em renda per capita, de US$ 14,4 mil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário