quinta-feira, 2 de maio de 2013

Americano pega 15 anos prisão na Coreia do Norte

O turista americano Kenneth Bae, preso há seis meses na Coreia do Norte, foi condenado anteontem a 15 anos de trabalhos forçados por crimes não especificados contra o regime comunista.

Bae foi julgado no Supremo Tribunal norte-coreano sob a acusação de conspiração para derrubar o governo. A imprensa dos Estados Unidos disse que teriam sido encontradas com ele fotos de menores norte-coreanos abandonados.

O ex-presidente americano Jimmy Carter, que em 1994 conseguiu manter contato direto com a cúpula do regime norte-coreano, admitiu hoje ir a Pionguiangue para tentar interceder pela libertação de Bae.

A Coreia do Norte é a última ditadura stalinista. Desde o colapso da União Soviética, em 1991, faz um chantagem nuclear com os EUA e aliados, desenvolvendo armas atômicas para negociar em troca ajuda em energia e alimentos.

Desde que Carter se encontrou pessoalmente com o fundador do país, Kim Il Sung, avô do atual ditador, Kim Jong Un, foram anunciados 33 acordos - todos abandonado pelo regime comunista de Pionguiangue.

Nenhum comentário: