A produção da indústria manufatureira da China recuou em maio de 2013 pela primeira vez desde outubro de 2012, indica o índice de gerentes de compras do banco HSBC, que ficou em 49,6. Números abaixo de 50 indicam contração.
O mau desempenho da segunda maior economia do mundo abala o mercado financeiro no mundo inteiro. A Bolsa de Valores de Tóquio caiu 7,32% por causa da crise em seu segundo maior mercado de exportação.
No primeiro trimestre, o produto interno bruto chinês cresceu num ritmo anual de 7,7%, uma pequena queda em relação aos 7,9% do último trimestre do ano passado. Em 2012, a China avançou 7,8%, a menor expansão em 13 anos.
A meta oficial de crescimento do PIB para 2013 é de 7,5%, a mesma do ano passado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário