A China divulgou hoje dados que apontam uma forte alta de seu comércio exterior em abril, com alta anual de 14,7% nas exportações e de 16,8% nas importações, acima das expectativas dos analistas. Como seus parceiros comerciais não identificam a mesma tendência, os economistas suspeitam de manipulação dos dados pelo regime comunista chinês.
"Os dados continuam bons demais para serem verdadeiros", comentou Yao Wei, economista do banco francês Société Générale. Ela observou que Taiwan reportou uma queda de 2,7% nas importações da China em abril, enquanto o governo chinês declara um aumento de 49,2%. A conta não fecha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário