Uma série de explosões de 11 carros-bomba abalou hoje a capital do Iraque, matando 65 pessoas e ferindo outras 150, informam as agências de notícias internacionais citando como fontes hospitais e a polícia. Os alvos foram feiras livres e zonas de comércio de bairros de maioria xiita.
Nenhum grupo reivindicou a autoria dos atentados. As principais suspeitas recaem sobre grupos fundamentalistas muçulmanos sunitas ligados à rede terrorista Al Caeda interessados em acirrar o conflito sectário com os xiitas no momento em que a guerra civil na vizinha Síria aprofunda a divisão entre as duas principais correntes do islamismo, capaz de levar a uma conflagração geral no Oriente Médio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário