O subcomandante da milícia dos Talebã (Estudantes) do Paquistão, ligada à rede terrorista Al Caeda, Wali ur Rehman, foi morto hoje por um ataque de um avião não tripulado dos Estados Unidos no Waziristão do Norte, confirmaram três oficiais paquistaneses que servem na região. Outras seis pessoas foram mortas e quatro saíram feridas.
Desde o início do primeiro governo Barack Obama, em 2009, os EUA mataram mais de 4 mil pessoas com ataques de drones, principalmente em áreas tribais do Afeganistão e do Paquistão. Diante de críticas de juristas e defensores dos direitos humanos, há duas semanas, o presidente prometeu limitar o uso de drones, que são populares porque não colocam em risco vidas americanas.
Um dia depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deu um aval para os EUA atacarem os responsáveis pela atrocidade. No discurso recente, Obama afirmou estar na hora de acabar com essa guerra sem fim, que dá poderes de guerra ao presidente permanentemente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário