sábado, 25 de maio de 2013

Síria bombardeia Al-Kussair após uma semana de batalha

Depois de uma semana de intensos combates, o Exército da Síria bombardeou hoje a cidade estratégica de Al-Kussair, que fica no Leste do país, perto da fronteira com o Líbano. A ditadura de Bachar Assad conta com o apoio da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus) e da brigada Al-Kods, tropa de elite da Guarda Revolucionária do Irã.

Enquanto a televisão estatal fala num avanço gradual das forças governistas, os rebeldes afirmam que estão mantendo suas posições. A cidade é estratégica por fica num corredor próximo à fronteira do Líbano, na região onde se concentra a minoria alauíta, dominante no regime sírio.

Pelo menos quatro pessoas foram mortas hoje pelo fogo de franco atiradores, elevando para mais de 100 o total de mortos em uma semana de batalha em Al-Kussair, além de mais de 200 feridos. Só o Hesbolá perdeu 79 homens.

Hoje o líder do Hesbolá, xeque Hassan Nasrallah, reafirmou o compromisso de lutar até o fim por seu aliado e patrocinador Bachar Assad.

Com a intervenção decidida do Hesbolá, a guerra civil síria vazou para o Líbano, acirrando o conflito sectário entre sunitas e xiitas. Alguns rebeldes que fugiram da Batalha de Al-Kussair se juntaram aos salafistas de Trípoli, a segunda maior cidade libanesa, para impedir o Hesbolá de se concentrar apenas na guerra civil síria. Pelo menos três soldados do Exército do Líbano foram mortos em choques na cidade.

Nenhum comentário: