Pelo menos 79 pessoas foram mortas hoje numa nova onda de atentados terroristas contra feiras livres e pontos de ônibus de bairros xiitas em Bagdá, a capital do Iraque, e nas cidades de Bássora e Samarra. Outras 200 pessoas saíram feridas, informa a televisão pública britânica BBC.
O primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki declarou que os terroristas "não serão capazes de nos levar de volta ao conflito sectário", que atingiu o auge em 2006 e 2007.
A violência sectária se agravou no Iraque com a guerra civil na vizinha síria, que opõe a maioria sunita ao governo dominado por alauítas, uma seita nascida do xiismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário