terça-feira, 7 de maio de 2013

Irã começa a receber candidaturas presidenciais

A República Islâmica do Irã inicia hoje o período do registro de candidaturas à eleição presidencial de 14 de junho de 2013. Vários candidatos leais ao Supremo Líder Espiritual, aiatolá Ali Khamenei, devem concorrer.

Os favoritos incluem o ex-ministro do Exterior Ali Akbar Valayati, assessor de Khamenei, o prefeito de Teerã, Mohammad Bagher Kalibaf, e o ex-negociador nuclear Hassan Rowhani. Todas as candidaturas devem ser submetidas ao Conselho dos Guardiães da Revolução, de 12 membros.

Em eleições presidenciais anteriores, até mil candidatos foram vetados. O Irã realiza eleições regularmente desde a revolução de 1979, mas está longe de ser uma democracia. Há quatro anos, a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad foi contestada nas ruas pela oposição, que denunciou uma fraude generalizada.

Durante toda a apuração dos 46 milhões de votos, realizada em apenas seis horas, os percentuais dos candidatos não se alteraram significativamente como se a votação fosse uniforme em todo o país. Mehdi Karroubi, que tivera votação expressiva em 2005, ficou com menos de 0,5% em 2009.

O líder da oposição e provável vencedor, Mir Hussein Mussavi, e Karroubi estão até hoje em prisão domiciliar.

Nenhum comentário: