O dono de um barco pesqueiro chinês apreendido por mais de duas semanas pela Coreia do Norte acusou seus captores de bater no capitão do navio e roubar combustível. Eles usavam uniforme militar norte-coreano.
A tortura é mais um motivo para desentendimento entre os dois aliados. O regime comunista chinês estaria cada vez mais contrariado com atitudes recentes da Coreia do Norte.
Há duas semanas, o Banco Popular da China rompeu com o banco central norte-coreano, provavelmente em resposta às provocações da ditadura stalinista de Pionguiangue aos Estados Unidos e aliados, que prometeu atacar com armas atômicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário