terça-feira, 4 de dezembro de 2012

OTAN adverte Síria a não usar armas químicas

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, advertiu hoje a ditadura da Síria a não usar armas químicas contra os rebeldes que lutam para derrubá-la há um ano e nove meses, sob pena de ser alvo de uma intervenção armada.

Os ministros da Defesa dos 28 países-membros da aliança atlântica, reunidos na sede da OTAN, em Bruxelas, na Bélgica, decidiram instalar mísseis de defesa americanos Patriot na Turquia junto à fronteira com a Síria para evitar que o conflito se alastre.

Nas últimas semanas, a ofensiva rebelde sobre a capital indica uma mudança no equilíbrio de forças no campo de batalha. Os combates se intensificam em Damasco, no que pode ser a batalha decisiva de um conflito que matou cerca de 40 mil pessoas desde 15 de março de 2011.

Principal aliada do regime sírio no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Rússia teria concordado que chegou a hora de convencer Bachar Assad a entregar o poder, disse um funcionário do governo da Turquia citado pelo jornal The New York Times.

Nenhum comentário: