sábado, 1 de dezembro de 2012

RSF pedem libertação de Nobel da Paz chinês

A organização não governamental de defesa da liberdade de expressão Repórteres sem Fronteiras enviou carta aberta ao presidente da China, Hu Jintao, pedindo a libertação do dissidente Liu Xiaobo, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2010, condenado em 2009 a 11 anos de cadeia:

"Sr. Hu Jintao, presidente da República Popular da China,

"Gostaríamos de chamar vossa atenção para o caso de Liu Xiaobo, preso em 8 de dezembro de 2008 e condenado em 25 de dezembro de 2009 a 11 anos de prisão em regime fechado. De nosso conhecimento, Liu Xiaobo não é culpado de nenhum ato ilegal e todas as suas ações são orientadas pela defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa, de acordo com a Constituição chinesa.

"Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2010, Liu Xiaobo está hoje aprisionado. Nós pedimos então que intervenha rapidamente para que seja libertado, a retirada de todas as acusações que pesam contra ele e seus próximos, notadamente sua esposa, Liu Xa, obrigada a residir em Pequim.

"Nós vos pedimos todos os esforços para que todos os prisioneiros de opinião chineses sejam libertados e que a liberdade de expressão de todos os cidadãos seja garantida.

"Aproveitamos a oportunidade, Sr. Presidente, para expressar nossa elevada consideração."

Há uma petição online para quem quiser apoiar a luta pela libertação de Liu Xiaobo.

Nenhum comentário: