domingo, 30 de dezembro de 2012

Supremo tribunal da França censura imposto de 75%

O governo socialista da França admitiu ontem reduzir sua alíquota máxima do imposto de renda, de 75% para quem ganha um milhão de euros ou mais por ano, depois que a medida foi criticada pelo Tribunal Constitucional, a suprema corte do país. Um novo projeto só deve ser apresentado em junho ou setembro, declarou o ministro do Orçamento, Jérôme Cahuzac.

A alíquota de 75% já levou empresários e ricos como o ator Gérard Depardieu a deixar a França para estabelecer domicílio em países vizinhos, especialmente na Bélgica.

Pela decisão da Justiça, o governo deve arrecadar entre 400 e 500 milhões de euros a menos em 2013. "É um efeito marginal", comentou o relator-geral do orçamento na Assembleia Nacional, o deputado socialista Christian Eckert.

O aumento de alíquota foi uma das promessas de campanha mais criticadas da campanha eleitoral do presidente François Hollande, descrita como demagógica e populista justamente por causa do seu impacto econômico limitado em comparação com a dimensão política.

Cahuzac prometeu que o novo projeto levará em conta as decisões do tribunal. A alíquota máxima pode baixar para 68% ou 70%, mas "é cedo demais para dizer", acrescentou o ministro, citado pelo jornal francês Le Monde.

Nenhum comentário: