Quando uma pessoa mente, a temperatura do rosto aumenta ao redor do nariz e nos músculos orbitais do canto interno dos olhos. É o Efeito Pinóquio. Quando faz um grande esforço mental, a cara esfria. A ansiedade também esquenta. As conclusões são de um trabalho pioneiro da Universidade de Granada, na Espanha, que usou termografia, uma técnica baseada na temperatura do corpo.
A termografia foi desenvolvida pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para produção de equipamentos para visão noturna. Os pesquisadores Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, da Universidade de Granada, são pioneiros na aplicação da termografia na psicologia.
O desejo sexual também pode ser detectado pelo calor. A excitação aumenta a temperatura no peito e nos órgãos genitais. O estudo mostra que homem e mulher ficam excitados ao mesmo tempo.
Cada tipo de expressão corporal diferente deixa sua marca distinta na análise termográfica. Quando um bailarino dança o flamengo, a temperatura das nádegas cai e a do antebraço sobe. Várias alterações estão relacionadas a estados físicos, mentais e emocionais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário