As Filipinas são totalmente a favor do rearmamento do Japão, que adotou uma Constituição pacifista em 1952 por imposição dos Estados Unidos, para contrabalançar o crescente poderio militar da China.
"Estamos procurando fatores de equilíbrio na região, e o Japão pode ser um fator de equilíbrio significativo", declarou o ministro do Exterior filipino, Albert del Rosario, em entrevista ao jornal britânico Financial Times.
A declaração reflete a preocupação cada vez maior no Sudeste Asiático com a agressividade diplomática da China em relação às disputas territoriais com países vizinhos, inclusive com as Filipinas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário