Dois terços dos israelenses apoiariam um acordo de paz que criasse um Estado palestino desmilitarizado com capital no setor árabe (oriental) de Jerusalém em troca da manutenção de algumas colônias na Cisjordânia. Até mesmo a maioria dos eleitores dos partidos direitistas Likud e Yisrael Beitenu seria a favor, indicam duas pesquisas de opinião citadas hoje pelo jornal liberal israelense Haaretz.
Pela proposta, os palestinos refugiados desde a criação do Estado de Israel, em 1948, só poderiam voltar para a Palestina. Os lugares históricos da Cidade Antiga de Jerusalém seriam administrados conjuntamente por palestinos, israelenses e as Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário