Como o presidente Barack Obama ameaçou vetar, a maioria republicana na Câmara dos Representantes decidiu nem colocar em votação uma proposta do presidente da Câmara, deputado John Boehner, autorizando aumentos de impostos para quem ganha US$ 1 milhão ou mais por ano de renda bruta para reduzir o déficit orçamentário dos Estados Unidos.
Seria uma maneira de dizer ao eleitorado que os republicanos têm propostas alternativas às de Obama, que não se limitam a críticas destrutivas. Mas os dois lados recuaram.
Sob pressão da ala mais direitista do partido, Boehner retirou o projeto. Um acordo ficou mais distante. Os EUA se aproximam perigosamente do "abismo fiscal", uma combinação de aumentos de impostos com cortes de gastos públicos capaz de tirar de circulação US$ 600 bilhões.
Com a má notícia, hoje deve ser um dia de queda nas bolsas de valores do mundo inteiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário