terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ONU estima que refugiados sírios sejam 500 mil

Pelo menos 500 mil sírios fugiram do país desde o início da revolta popular contra a ditadura de Bachar Assad, em 15 de março de 2011, que degenerou numa guerra civil com mais de 40 mil mortos, anunciou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados, reporta a agência de notícias Reuters. O total pode chegar a 1 milhão. Com a chega do inverno no Hemisfério Norte, a ONU teme uma tragédia humanitária.

A maioria dos refugiados foi para os países vizinhos, Turquia, Líbano, Jordânia e Iraque, mas também há sírios em fuga na África e na Europa.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, declarou hoje que o regime sírio parou de movimentar seu arsenal de armas químicas, o que em determinado momento foi visto como preparação para usá-las. Neste caso, o presidente Barack Obama advertiu Assad de que o país seria alvo de uma intervenção militar.

Também hoje, o Departamento de Estado declarou que a Frente Nusra é uma organização terrorista, informa o jornal The New York Times. É o braço d'al Caeda no Iraque, que estaria estendendo seus tentáculos até a Síria.

Nenhum comentário: