O general Abdul Azia Jassem al-Challal, chefe da polícia militar da Síria, é o mais alto oficial a desertar da ditadura de Bachar Assad. Ele anunciou sua saída ontem na televisão árabe Al-Arabiya. Hoje o vídeo foi considerado autêntico.
Em um pronunciamento rápido, o general afirmou ter tomado a decisão por causa da deturpação da atividade militar de "sua missão fundamental de proteger o povo sírio para se transformar em gangues de assassinos e destruidores".
Sua fuga foi planejada durante semanas com o apoio de líderes tribais que lhe deram cobertura durante uma viagem de motocicleta de quatro horas e na travessia da fronteira com a vizinha Turquia, principal base do Exército da Síria Livre, principal grupo armado de oposição, noticia o jornal The New York Times.
Mais de 40 mil pessoas foram mortas em um ano, nove meses e meio de rebelião popular e guerra civil na Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário