Forças leais à ditadura de Bachar Assad bombardearam nos últimos dias os rebeldes da Síria com pelo menos seis mísseis do tipo Scud, um projeto da antiga União Soviética, acusaram os Estados Unidos. É uma escalada na guerra em que mais de 40 mil pessoas foram mortas em um ano e nove meses.
Cada vez mais acuado, o regime sírio passou a recorrer a bombardeios aéreos e agora mísseis para tentar conter a ofensiva rebelde. A reportagem da BBC entrou em Alepo, a maior e mais rica cidade da Síria, arrasada pelos combates, mas sob controle rebelde.
A escalada não levou os EUA a mudar de posição: o governo Obama só admite intervir militarmente na Síria se a ditadura usar armas químicas, informa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário