As Nações Unidas exigiram hoje que Israel renuncie "imediatamente" a seus projetos de implantação de novas colônias e expansão das já existentes na Cisjordânia, ocupada na Guerra dos Seis Dias, em 1967, reafirmando que a colonização é ilegal à luz do direito internacional e ameaça o processo de paz com os palestinos, noticiou há pouco o jornal francês Le Monde.
Se concretizados, estes projetos "darão um golpe, talvez fatal, nas chances que restam de chegar a uma solução com dois Estados", um israelense e outro palestino, declarou o secretário-geral adjunto da ONU para questões políticas, Jeffrey Feltman, em reunião do Conselho de Segurança.
Na sua política de tornar a ocupação um fato consumado, o governo linha-dura israelense acelerou a colonização depois que a Assembleia-Geral da ONU reconheceu o Estado nacional palestino com base nas fronteiras anteriores à guerra de 1967.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário