sábado, 29 de dezembro de 2012

Monti será candidato a primeiro-ministro da Itália

O ex-primeiro-ministro Mario Monti confirmou hoje que vai liderar uma coalizão centrista para disputar as eleições parlamentares de 24 e 25 de fevereiro de 2013 na Itália com uma plataforma reformista. Sua proposta central é retomar a competitividade da economia italiana, praticamente estagnada desde a adoção do euro, em 1999.

Ex-comissário antimonopólio da União Europeia, Monti foi a solução tecnocrática para salvar a Itália em novembro de 2011, quando o país estava sendo obrigado a pagar juros de 7,5% para rolar sua dívida pública.

Diante da falência moral e política do governo, sob pressão da Alemanha e de outros aliados europeus, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi pediu demissão. Um ano depois, a aliança direitista liderada por Berlusconi retirou o apoio a Monti, que agora tenta obter legitimidade nas urnas.

O Tesouro da Itália captou 6 bilhões de euros com a venda de bônus de dez anos pagando juros de 4,48%, um pouco acima dos 4,45% oferecidos no mês passado, e de bônus de cinco anos a juros de 3,26% em vez dos 3,23% do leilão anterior da dívida pública italiana.

Nenhum comentário: