quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Linha-dura Shinzo Abe é primeiro-ministro do Japão

Num momento de acirramento das disputas territoriais com a China, a eleição de Shinzo Abe, do Partido Liberal-Democrata, para chefiar o governo do Japão deve aumentar a tensão entre os dois gigantes da Ásia. Apesar do passado de invasões do Exército Imperial japonês durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos países do Leste e do Sudeste Asiático conta com o Japão para conter a superpoderosa China.

Com a China cada vez mais armada e agressiva, e a Coreia do Norte desenvolvendo mísseis de longo alcance, o fim do pacifismo que marca a política japonesa do pós-guerra é apenas uma questão de tempo.

É também uma dupla volta ao poder, do PLD que dominou a política do Japão desde sua fundação, em 1955, até 2003, e de Abe, que renunciou há cinco anos depois de uma breve passagem pela chefia do governo.

No plano econômico, o novo primeiro-ministro está pressionando o Banco do Japão a elevar sua meta de inflação de 1% para 2% ao ano como forma de combater a deflação crônica que causa a estagnação da agora terceira maior economia do mundo desde o início dos anos 90.

Nenhum comentário: